A Dell não acredita no varejo, mas que existe, existe.

           A Dell fabricantes de computadores tornou-se líder em seu segmento depois que começou a distribuir seus produtos através de uma complexa e sofisticada operação da venda direta (que compõe ainda a venda pela Internet), isto representava um menor volume de estoques antes destinados ao varejo, bem como a eliminação de um nível na cadeia varejista que lhe garantia um melhor preço junto ao consumidor final, acrescida de uma melhor rentabilidade na operação. Esse modelo de operação ainda propiciava á Dell uma independência da concentração varejista, onde fabricantes por vezes são obrigados á fazer concessões para a manutenção de seus produtos nas prateleiras e gôndolas do varejo levando á diminuição de seus lucros.
          Essa estratégia invejada por alguns e desdenhada por outros (principalmente varejistas) chega ao fim depois de dez anos de existência, a empresa anunciou que a partir de junho colocará seus produtos na rede Wal-Mart, inicialmente duas versões de desktop da linha Dimension em 3.000 lojas distribuídas pelos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico.Segundo o The Wall Street Journal a empresa começou a ter problemas em 2005, quando os consumidores americanos começaram a migrar para as lojas de varejo em busca de notebooks.Esse movimento minou a capacidade de expansão da Dell, que até então baseava seu crescimento na fabricação e venda de computadores para o mercado corporativo – um segmento que começou a crescer menos.               
          As conseqüências foram a queda de vendas e de lucro. Por fim, no terceiro trimestre do ano passado, a Dell perdeu a liderança do mercado mundial de computadores para a HP. Esse fato culminou com o retorno do fundador Michael Dell, que em comunicado á imprensa soltou a seguinte desculpa para a mudança de estratégia: “os clientes nos solicitaram canais adicionais para comprar nossos produtos”.Será mesmo que os clientes solicitaram outras formas de comprar? Ou os novos clientes individuais estão preterindo a Dell, optando por ir ao varejo para ver, olhar, tocar e aprender a usar computadores que ale estão? Muito provavelmente a tendência e o perfil dos consumidores tenham mudado ao longo dos últimos dez anos, fazendo com a empresa repensasse sua estratégia.
           Mas as decisões vieram tardiamente, ás custas da perda da liderança do mercado e mais do que isso, a empresa fica com seu orgulho ferido, tanto é que, um dos novos executivos da empresa Ron Garriques (egresso da Motorola) afirmou "O modelo de venda direta é uma revolução, mas não é uma religião", essa frase nos lembra a já famosa Yo no creo em las brujas pero que las hay..las hay.

Por Prof. Marcos Carvalho

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